Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Faça por merecer!


Eu gosto muito de Filmes de Guerra. Principalmente aqueles que me trás lições de virtudes como: Coragem, companheirismo, lealdade e acima de tudo, vida de significado. É o caso do filme “O Resgate do Soldado Ryan”, que de uma maneira singular me trouxe grandes lições de vida, e que eu gostaria de compartilhá-las aqui. 

A história do filme se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial, começando com o desembarque de soldados americanos na Normandia no Dia D, na Praia de Omaha como parte da operação para libertar a França ocupada pelos alemães. 

Após o ataque, o Departamento de comunicação descobre que naquele mesmo dia seriam enviados para uma mesma mãe, três telegramas comunicando a morte de três de seus filhos que morreram em combate. 
O alto comando decide então, resgatar em meio à guerra, o quarto filho, que é o mais novo, e devolve-lo para mãe na tentativa de minimizar sua dor. 

O conceituado capitão John Miller (Tom Hanks) e seus homens foram designados para a missão de resgatar o último filho, James Francis Ryan (Matt Damon), que era parte do pelotão de paraquedistas que caiu no lugar errado, podendo estar em qualquer lugar da França. 

Este pequeno grupo sai então em meio à guerra com o objetivo de resgatar o jovem Ryan. Depois de vários contratempos, a unidade do capitão Miller finalmente encontra Ryan vivo junto com seus companheiros paraquedistas sobreviventes. Mesmo depois de ser informado da morte dos irmãos, Ryan se recusa a abandonar seu posto e o capitão vê-se obrigado a escolher entre partir com a missão incompleta ou ficar e ajudar os paraquedistas a guardar uma ponte frente a um iminente ataque alemão. O capitão Miller decide então ficar e assume o comando da defesa. 

Horas depois eles se encontram sob pesado ataque alemão, com vários blindados e soldados da infantaria. Nesta batalha que se seguiu, no clímax do filme, e após a morte de cinco de seus homens, o capitão Miller acaba sendo gravemente ferido por um alemão, e frente a inevitável derrota e também a sua morte, o Capitão Miller profere suas últimas palavras ao jovem Ryan: 

"James... earn this. Earn it." (pt: "Faça por merecer.") 

Na verdade, seis dos oitos homens que saíram naquela missão, perderam suas vidas para salvar a do jovem soldado Ryan, incluindo o capitão. 

Na ultima cena do filme, o autor culmina com a presença do agora idoso Ryan, e toda a sua família diante do túmulo do capitão, prestando uma homenagem àquele que heroicamente se deu em substituição da sua vida. 

E ali, diante daquela lápide, Ryan faz esta declaração: 

“Eu fiz por merecer!”. 

Esta historia tem muito significado pra mim. Ela também aconteceu comigo e acredito que com você também. É a historia da nossa vida. 

Os personagens têm nomes diferentes, viveram estes fatos de forma diferentes. Mas ainda assim, é a historia da nossa vida. 

Àquele pedido-ordem feito pelo capitão é também o pedido-ordem feito por Jesus para todos nós. 

Diariamente eu escuto Ele me dizer: 

“Faça por merecer (o meu sacrifício)”. 

Precisamos enxergar a grandeza deste sacrifício. 

Foi pura substituição. Unicamente graça e amor. 

Amor este, que de maneira gratuita se deixou sofrer, e se entregou para morrer em nosso lugar. 

Que a nossa vida faça valer a pena o sacrifício que ele fez por nós, fazendo com que não tenha sido em vão. 

Que o Cordeiro de Deus, Aquele que pagou com sua própria vida pela nossa redenção nos faça nEle homens e mulheres de significados. 

Em Cristo.

Seu amigo na Web
Gilson C.

0 comentários:

Postar um comentário